Conheça o trem Litorina, permanece vivo na memória de muitos!

Composição na plataforma de Jundiaí

Muitos jundiaienses, que estudaram ou trabalharam em São Paulo e Campinas, ainda se lembram das “litorinas”, tecnicamente chamados TUE (Trens Unidades Elétricos) e ligavam a capital (Estação da Luz) e Campinas com parada em Jundiaí.
Esses trens, de propriedade da E.F. Santos a Jundiaí eram operados conjuntamente por esta e pela Cia. Paulista, e pretendiam competir diretamente com os serviços de ônibus recém-surgidos que usavam a Via Anhanguera, então recentemente inaugurada (1940).

Não há muitas fotos do trem Litorina na época
(autor desconhecido das fotos)

Seu peso vazio era de 111,25 toneladas, com potência de 800 HP e podendo acomodar até 198 passageiros sentados em bancos de couro verde e palhinha, a uma velocidade máxima segura de 110 km/h. Foram entregues à E.F. Santos a Jundiaí entre julho e setembro de 1952, permanecendo em serviço por cerca de 30 anos. Foram construídos pela English Electric, tradicional fornecedora de locomotivas para a EFSJ.

Era um trem lindo, com um apito estridente diferenciado, podendo acomodar até 198 passageiros sentados em bancos de couro verde e palhinha, a uma velocidade máxima segura de 110 km/h. Outros tempos sem dúvida!!

Fonte das informações: Prof. José Rivaldo Bretemitz https://jundiahy.blogspot.com/

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