Desejamos um ano de conquistas no Trem Intercidades e de Reconhecimento da importância do transporte de passageiros por Ferrovias, não só no estado de São Paulo mas em todo o Brasil. Saúde, Paz e Recursos em 2021 a todos nós brasileiros.
Conheça o trem Litorina, permanece vivo na memória de muitos!
Composição na plataforma de Jundiaí Muitos jundiaienses, que estudaram ou trabalharam em São Paulo e Campinas, ainda se lembram das “litorinas ”, tecnicamente chamados TUE (Trens Unidades Elétricos) e ligavam a capital (Estação da Luz) e Campinas com parada em Jundiaí. Esses trens, de propriedade da E.F. Santos a Jundiaí eram operados conjuntamente por esta e pela Cia. Paulista , e pretendiam competir diretamente com os serviços de ônibus recém-surgidos que usavam a Via Anhanguera , então recentemente inaugurada (1940). Não há muitas fotos do trem Litorina na época (autor desconhecido das fotos) Seu peso vazio era de 111,25 toneladas, com potência de 800 HP e podendo acomodar até 198 passageiros sentados em bancos de couro verde e palhinha, a uma velocidade máxima segura de 110 km/h. Foram entregues à E.F. Santos a Jundiaí entre julho e setembro de 1952, permanecendo em serviço por cerca de 30 anos . Foram construídos pela English Electric, tradicional fornecedo...
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